terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meus caros, esta crónica está a ser escrita após ver a nossa derrota contra o Guimarães, jogo que só agora vi devido a um percalço que a vida me impôs, tive um enfarte na passada semana e estou terminantemente proibido de ver futebol, pelo menos jogos em que me possa emocionar, logo não posso ver jogos do Sporting em directo obviamente, nem queiram saber o que a medica me disse quando descobriu que passadas cerca de 30 horas da operação eu tinha estado a ver o jogo contra o Gent...
Ontem foi para mim um dos dias mais tristes da minha vida e suponho que nos próximos tempos todos os dias de jogo do Sporting Clube de Portugal serão assim, parecia um "carocho" a quem tiraram o "produto" e que sabia que não o iria ter... Andei doido todo o dia e durante o tempo em que decorreu o jogo então, ainda andei pior, não sei até que ponto me fará assim tão bem não ver os jogos, mas isso terei de discutir com a médica. A ver se lhe explico que fumar fumava à 20 anos, mas o Sporting amo desde que nasci, deixar de fumar não é difícil, deixar de amar, de sentir e de viver o Sporting é impossível!
Mas isso não é a razão da minha crónica, a razão da minha crónica é o estado da nossa equipa de futebol.
Depois da péssima exibição na Bélgica, com a qual eu já contava e sobre a qual eu nada disse pois considerei normalíssima, eis que chega o jogo que nos poderia dar elan, nos poderia dar o 2º lugar, nos poderia reconduzir perto da real dimensão do nosso clube. E o que é que acontece??? Acontece uma demonstração de incompetência colectiva motivada por um erro individual, que não haja duvidas sobre a minha opinião em relação à justiça do resultada, foi injusto, TREMENDAMENTE INJUSTO, o Sporting merecia ter dado 6 ou 7 a 3. Agora a realidade é que não tivemos capacidade colectiva para gerir algo que era simples, trememos como varas verdes a cada ataque, a cada mudança de velocidade a cada passe mais largo do adversário. Fomos em 15 minutos indignos das camisolas que envergamos e tudo isto sem que o "timoneiro" conseguisse fazer algo para alterar os factos. Sim é verdade, mesmo depois de saber o resultado emocionei-me (irritei-me) ao ver o jogo e a falta de caracter, dignidade, brio, profissionalismo e acima de tudo QUALIDADE da equipa do Sporting, treinador incluído.
Vamos por partes:
Temos 1 GR miserável que não nos dá um ponto.
Temos uma defesa em que o único jogador de categoria foi descartado pela pressão dos adeptos e em que o PATRÃO a "voz de comando" foi mandada embora para o Croácia.
Temos um trinco cheio de boa vontade mas que não tem categoria (pelo menos ainda) para sequer calçar as botas ao Pedro Mendes.
Temos um Maniche que perde a cabeça com muita facilidade esquecendo-se que já não está nem no fcp nem no slbosta, ai poderia fazer aquilo, no Sporting não pode.
Temos médios centros e interiores sem capacidade de sofrimento nenhuma, apenas sabem atacar, atacar...
E por fim temos um treinador que não tem qualidade! Não tem capacidade de liderança, não tem qualidade na leitura dos jogos, não tem capacidade inventiva, é um autentico nulo no banco. Ontem um treinador com os ditos no sitio e com a equipa unida (liderança) tinha fechado o jogo, recuado os médios e avançados, tinha jogado todas as bolas para fora do estádio, isto logo após a expulsão, mas não, o sr. deixou-se ficar à espera que o jogo acabasse.
O Sporting não precisa de anjinhos, o Sporting precisa de gente que seja inteligente que saiba tirar partido dos erros dos outros mas que seja capaz de remediar erros próprios e neste momento não temos nada disso. 
Atenção que eu não estou a pôr em causa a qualidade e dignidade do trabalho diário realizado pelo treinador e restante equipe técnica, apenas digo que não chega para o Sporting Clube de Portugal.
Por isso eu pergunto, com esta gente para onde caminhas tu meu amado Sporting Clube de Portugal?????
Gylix
Saudações Leoninas
11

11 comentários:

Anónimo disse...

Gylix, antes de mais rápidas melhoras, pois a vida é mais importante que tudo, para comentar a tua crónica, só me apetece dizer que vim do estádio cheio de revolta por termos um treinador sem as "bolas" no sítio, não teve a coragem de tirar o Maniche na altura que devia, mais as substituições que deveria fazer (Vuk / Salomão) e (Valdés /Yannick) pois preferiu ter estes dois jogadores que foram enormes durante o jogo (quase todo) a tirá-los no momento certo, foi uma pena, era o jogo certo para crescermos, assim continuamos a mesma "merda" dos últimos anos, alguém me devia vir dizer como continuar a alimentar a paixão "sporting" ao meu filho que tem 10 anos, porra que merda para isto tudo.

Oscar10
David10

Megafamily disse...

Sou o Mega Amigo Gylix começei a falar contigo noutro blog, no qual não me revejo em nada Por isso deixei de lá ir embora, fique satisfeito por estares aqui...como outros gostassem que estivessem. Ainda falamos várias vezes...Quero que recupres rapidamente Amigo! Que fiques bom! Quanto ao nosso Sporting nada acrescento pois tens razão em tudo! Em tudo! Da minha parte o SCP será o meu clube até morrer, por ele sofro, por ele ontem fiquei irado! Mas, com estas pessoas para mim chega! Foi o fim! Fiquei de rastos! E eles não merecem! Farei junto dos Sportinguistas o que for adquado para voltaremos a ser um clube respeitado! Mas perdoem-me com esta gente NÃO!

Anónimo disse...

1º desejo as tuas melhoras.
2º concordo contigo em 90%, discordo no GR., que culpa teve? preferias o Louro Alemão que veio gozar a reforma para Portugal?
SL
Ptavarini

Galo disse...

Gylix, mais uma vez a tua crónica está 5 estrelas ( ops,agora não se pode falar em 5 , mas continuo a dizer que o Patricio é o menos culpado, mas enfim já te conheço a algum tempo e sei a tua opinião.

Galo disse...

Para ti Oscar, esta tua frase hoje deixou-me a pensar " alguém me devia vir dizer como continuar a alimentar a paixão "sporting" ao meu filho que tem 10 anos, porra que merda para isto tudo."
Realmente amigo, o que um pai pode fazer, para alimentar esta paixão, estou 100% contigo, mas eu sei que consegues dar a volta por cima.

Força Oscar
SL

Sarmento disse...

Meu caro

Não tenho o prazer de o conhecer, mas gostava. O que acabei de ler foi do melhor que já li em blogues. E leio e escrevo em blogues há vários anos.

Em primeiro lugar desejo-lhe as melhoras. Em segundo lugar digo-lhe, que eu mesmo sem conselho médico também devia deixar de ver os jogos do Sporting, porque já por várias vezes me tenho sentido... menos bem. Ainda ontem a minha mulher me dizia "estás gelado... tem calma, isto é só um jogo".
Lamento imenso pelo meu filho que tem 19 anos e é sportinguista por minha influência. O miúdo ontem deu um grito de "não" e pôs as mãos à cabeça no terceiro golo.
Enfim, o Sporting há muitos anos que me dá mais desgostos que alegrias. Se há derrotas que me custam a digerir, esta está a ser uma delas. O que aconteceu ontem foi pura e simplesmente inadmissível.

Estou 99% de acordo consigo. o 1% pertence ao Rui Patrício.

Meu amigo, força nas canetas. Saudações Leoninas e se me quiser contactar aqui fica: jmclps@gmail.com teria muito gosto.

Apesar de tudo... agora e sempre, viva o nosso querido SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

José Manuel Sarmento

El Crá disse...

Gylix, lamento o que te aconteceu mas felizmente que estás melhor. De facto, depois do enfarte teres estado a ver o jogo do Sporting parece de loucos para o teu médico, mas sabemos o que significa para nós o Sporting e os nossos corações enquanto baterem, baterão pelo Sporting Clube de Portugal!
SL

Mikos disse...

Amigo Gylix

Acima de tudo espero que já te encontres melhor do problema de saúde que te afectou e desejo-te que te ponhas bem a 100% o mais depressa possível.

No que diz respeito ao jogo de ontem, fiquei sem palavras, fiquei dormente, saí pela 1ª vez antes doárbitro apitar para o final do jogo em cerca de 33 anos que vou ao estádio... e quando saí não conseguía pensar, sentia-me mal, sentia uma revolta tão grande que só me apetecia partir tudo o que me aparecia á frente, por ver tanta falta de competência e tanta falta de determinação e garra.
Nós não merecemos isto, somos adeptos com um A grande e Sportinguistas com um S ainda maior mas o que interessa são as finanças e a equipa acaba sempre por ser feita em cima do joelho e depois os resultados vêm-se.
Em 30 pontos possíveis temos 15, isto é uma calamidade!
Não tenho vontade de voltar a ver jogos do meu clube e os culpados são os tipos que lá estão e que deviam ter tido a coragem de jogar feio, queimar tempo, fazer faltas, mandar a bola para a quinta e nada disso fizeram!

Sei que daqui a uns dias e porque Amo o Sporting lá estarei a puxar por ele, mas se calhar não devia pois isto já começa a prejudicar a saúde de um homem.

A tua crónica Gylix está perfeita apesar se no assunto Patricio....mas já sei que não gostas dele.

Um abraço e SL

Gylix disse...

Saudações Leoninas,

Conforme prometi ontem no chat, cá estou eu a responder a todos os que se deram ao trabalho de comentar a crónica.

Antes de mais obrigado pelos votos que me endereçaram de melhoras, sinceramente acho que estou a melhorar, mas na realidade não sei, pois é daquelas coisas em que só sabemos quando estamos mal, as melhoras não são visiveis nem se conseguem sentir, mas acho que estou a ir no bom caminho.

Começo por responder a quase todos sobre o ponto Patricio; Eu não disse que o rapaz foi culpado na derrota, nada disso, o que eu digo é que ele não nos dá pontos, não faz uma defase impossivel, não marca a diferença, compreendem? Vejam o exemplo do Helton, no domingo teve uma bola durante todo o jogo, e brilhou, é assim que se vê quem é realmente bom ou não! Mas isto é a minha opinião.

Mega, fico feliz por teres mudado de "poiso" internautico, tal como eu, mas não deixes nunca de apoiar o Sporting Clube de Portugal, independentemente das moscas que por lá vão pairando o clube é NOSSO e temos de lutar sempre por ele.

Caro Sarmento, se quiser falar sobre o nosso clube pode contactar-me em qualquer altura, gylix77@gmail.com, não nos conhecemos mas se existe coisa que gosto de fazer é trocar ideias com outros Sportinguistas, um grande abraço e não deixe o seu filho esmorecer, eu com a idade dele andava a passar a "seca" dos 18 anos sem titulos e foi a altura em que mais dedicado estive ao clube, na claque e todas essas coisas! O meu pai tambem foi o responsável por eu ser do Sporting e eu agradeço-lhe todos os dias apesar de tudo, pois ser do Sporting é uma forma de estar na vida e acredite, daqui a uns anos o seu filho fará o mesmo.

El Crá, quem me conhece sabe que sou mesmo muito maluco pelo Sporting, à uns anos meti uma bandeira na 25 de Abril quando ganhamos uma taça... Se calhar estou a pagar essas loucuras...

Mikos eu nunca sequer pensei em não ver os jogos do Sporting e agora não posso, mas vou voltar e vou voltar a apoiar com todas as minhas forças se preciso até me acabar, mas pelo Sporting farei tudo, por isso vamos a levantar a cabeça e a apoiar a equipa, são anjinhos, jogam pouco ou quase nada, são pouco inteligentes a jogar, mas... jogam com aquelas camisolas verdes e brancas que nos trazem as lagrimas aos olhos tantas vezes.

Realmente precisamos de fazer alguma coisa, a estrutura tem de ser alterada, começando pelo topo, temos de redefenir o clube e traze-lo de volta a quem realmente o AMA, NÓS os sócios, somos nós que temos de pegar nele... Na próxima crónica falarei sobre isso.

Oscar, deixei-te a ti para o fim, para te dizer o seguinte, eu tenho um sobrinho que tem um pai lampião, uma mãe lampinona, uma irmã lampiona enfim, um pessimo ambiente familiar, mas quando passou a ser meu sobrinho, casei com a tia dele ;), o miudo começou a ver futebol e outros desportos de outra maneira, sim ele supostamente era lampião, e eu comecei a leva-lo à bola, e ao Futsal, e ao Andebol, e ao Museu, e à Academia, e a mostrar-lhe qual a maneira de ser de um Sportinguista e de um Lampião e, claro, o puto agora é Leão, sócio e com GB e tudo, no ano passado quando o slbosta ganhou o campeonato é claro que os pais do miudo o tentaram desencaminhar novamente e sabes o que ele lhes disse??? (8 anitos) eu perfiro ganhar um taça europeia de andebol do que ser campeão de futebol nos tuneis, foi um orgulho ouvir aquilo. Espero que tenha ajudado.

Suadações Leoninas

Galo disse...

Gylix, as tuas respostas são mesmo de um Leão dos 7 costados, esta ultima então ao Oscar, até doi.
Eu ontem enviei um mail para fazerem chegar ao JEB a pedir uma resposta a este comentário do Oscar, porque até a mim me doi, quando um pai não sabe o que fazer para alimentar a paixão Sportinguista ao seu filho.
Mais uma vez 5 estrelas!

Anónimo disse...

Amigo Gylix, gostei das suas palavras, mas posso adiantar que o meu filho é sócio desde que nasceu e portador de uma Gamebox no sector A1, ao lado da minha, mas custa ir a alvalade á noite, durante a semana, quando ele entra na escola ás 08.00 da manhã, para vir triste e chateado para casa, pois ele já percebe alguma coisa de futebol

Oscar10
David10

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters