Núcleo Sportinguista de Moçambique (10/04/2010)

Hoje tenho o prazer de vos apresentar uma entrevista exclusiva com o vice-presidente do Núcleo Sportinguista de Moçambique, João Trincheiras que teve a amabilidade de nos responder a algumas questões sobre o núcleo e também sobre a actualidade do Sporting.

Aqui fica a entrevista feita pelo Sporting Sempre:

Sporting Sempre:Como se fundou o núcleo?

João Trincheiras (Núcleo Sportinguista Moçambique) :"O Nucleo Sportinguista de Moçambique foi fundado em 17 de Março de 1997 em Maputo e contou com a presença de cerca de 140 membros fundadores na sua primeira Assembleia Geral. Estes elementos foram recolhidos desde o inicio dos anos 90, apos o final da Guerra por vários sportinguistas que queriam que o Nucleo nascesse. Durante vários anos faziamos eventos em locais variados mas nao tinhamos uma sede propria, que só aconteceu há 4 anos, altura em que nós submetemos ao SCP o pedido de reconhecimento formal como Nucleo, e fomos aceites tendo o numero 249. Quisemos fazer o pedido somente apos termos todas as condições para tal, inclusivé uma morada, uma casa."

SS:O nucleo costuma ser visitado por pessoas importantes no Mundo Sporting?

JT(NSM):"Sim, estamos sempre atentos ás grandes figuras do Sporting que passam por cá e temos o previlégio de ter tido encontros com o Dr Dias Ferreira, Dr José Roquette enquanto Presidente, Sousa Cintra, Dr Dias da Cunha, Dr Ribeiro Telles, Dr Rogério Brito, Paulo Cardoso. Tivemos mensagens e lembranças também do Dr Filipe Soares Franco e Dr José Eduardo Bettencourt.

Tivemos tambem a visita de Eusebio que ja vestiu a camisola do Sporting Clube de Lourenço Marques em 1960 antes de viajar para Portugal e que relembrou com saudade Joaquim Agostinho, Victor Damas que guarda no coração."

SS:Há muitos sportinguistas em Moçambique?

JT(NSM):"Existem muitos sportinguistas em Moçambique e por estranho que se pareça, temos conhecimento que no Centro e Norte de Moçambique a influência sportinguista é muito significativa."

SS:Costuma haver muita gente a assistir aos jogos no núcleo?

JT(NSM):"Sim. Normalmente temos sempre petiscos, uma sala com escrã gigante e outra com 2 televisões. Sempre muito convivio entre sportinguistas, benfiquistas, portistas e desportistas em geral. Devido ao horário de inverno ser duas horas de diferença de Portugal por vezes os jogos são muito tarde (cerca das 23h) e há menos gente, mas estamos sempre abertos no dia e hora dos jogos."

SS:Costumam organizar muitas iniciativas, como por exemplo idas a Alvalade?

JT(NSM):"Temos tido muitas iniciativas, almoços, jantares, encontros de solidariedade social, participação em iniciativas do Consulado de Portugal, mas idas especificas a ALvalade não pois o preço das passagens aereas é muito alto ( cerca de 1200euros)."

SS:Como é sentir o Sporting tão longe dele?Há essa sensação de estar longe do clube?

JT(NSM):"Não sentimos o Sporting longe dele pois temo-nos uns aos outros, várias filiais do Sporting que por cá estão, sportinguistas ilustres que nos visitam, o Jornal Sporting, o site www.sporting.pt, os varios blogues e sites de apoio, e ver os jogos todos do Sporting em directo na SportTV Africa e os debates do Dia Seguinte e Trio d´Ataque, que fez uma emissao em 2009 directamente de Moçambique e que jantou no nosso nucleo."

(Falando agora sobre a situação actual do clube… )

SS:Quais as razões para esta má época do Sporting?

JT(NSM):"Vou dar a minha opinião pessoal e não oficial do nucleo. A meu ver aconteceram 2 aspectos muito importantes que "desacreditaram" a epoca logo desde o inicio: 1- o não inverstimento no plantel que não nos permitiu ir a Liga dos campeões; 2- a falta de alegria a jogar futebol que se via em todos os jogos e que desmoralizava o publico. Sem paixão, tipo frete de jogar a bola, etc. Esse prazer que vemos nas ultimas semanas..."

SS:Carlos Carvalhal tem feito um bom trabalho no comando técnico?

JT(NSM):"Carlos Carvalhal fez e esta a fazer um optimo trabalho. Teve a coragem de pegar numa equipa desmotivada (pelo menos era isso que mostrava) e assumindo o risco de pelo facto de nunca ter treinado um grande, não ficar o Sporting ainda pior do que o apanhou. Estamos felizes por ele e por ter ajudado o Sporting a ganhar confiança. Só me resta dizer Obrigado neste caso pois oficialmente já sabemos que não iremos contar com ele."

SS:Que expectativas tem para o derby que se avizinha com o nosso principal rival?

JT(NSM):"A expectativa é ganhar como sempre, e independentemente da posição. Matraquilhos, berlindes, etc, temos de ganhar sempre e é com esse espirito que estamos sempre (pelo menos no Nucleo). Temos o plantel completo e sem lesoes, o que é bom e estamos motivados. Vamos a eles e não será por causa do Sporting que serão ou não campeões mais cedo..."

SS:O Sporting vai mudar de treinador na próxima época, quem deve suceder a Carlos Carvalhal?É a favor de um técnico português ou estrangeiro?

JT(NSM):"Deixêmos esse assunto para Costinha e apoiêmos a decisão dele e do nosso Presidente. Penso que será um técnico com experiência e que saiba gerir um balneário, com disciplina, espirito de equipa, solidariedade, espirito de sacrificio e que traga bom futebol para trazer de novo as pessoas ao estádio."

SS:Por último gostava que deixasse uma mensagem para os leitores do Sporting Sempre.

JT(NSM):"Para começar.... SPORTING SEMPRE pois as pessoas passam e o Sporting fica. Servimos o Sporting e não nos devemos servir dele a não ser para engrandecer o seu nome. Apoiem sempre o Sporting em todos os momentos de forma a que o mundo veja que neste clube estamos sempre unidos e lembrar tambem que Sporting não é só futebol.......e quando passarem por Moçambique...visitem o nosso Nucleo e tirem uma foto junto do famoso Leão."

O Sporting Sempre agradece a disponibilidade do Vice-Presidente do Núcleo Sportinguista de Moçambique ao conceder esta entrevista para o nosso blogue.

Convido os nossos leitores a visitarem o blogue do Núcleo:Link
 
SPORTING SEMPRE-10 DE ABRIL DE 2010

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters