segunda-feira, 11 de outubro de 2010
O Núcleo Sportinguista de Aveiro foi fundado em 15 de Novembro de 1993, fruto de diversos encontros de Sportinguistas da cidade de Aveiro que sempre sonharam ter uma estrutura oficial do seu Clube na sua cidade. É o Núcleo nº 100 do Sporting Clube de Portugal sendo actualmente um dos Núcleos considerados Oficiais.
Na sua história, o Núcleo teve sempre sócios fundadores nos seus órgãos sociais, situação que se mantém hoje em dia, o que permite uma maior informação sobre o passado do Núcleo, uma comparação com o presente e uma projecção do futuro.
O Núcleo começou por ter a sua Sede na Rua da Palmeira, no tradicional bairro da Beira Mar, em Aveiro, sendo que posteriormente passou por Aradas e por Taboeira, até fixar a sua Sede em 2001 na freguesia de Esgueira, na Rua Bento Moura, nº55 - praticamente em frente à Junta de Freguesia de Esgueira.
Durante todos estes anos, o Núcleo foi muito activo, realizando diversos almoços/jantares de convívio com os Sportinguistas da cidade, tendo inclusivé trazido a Aveiro alguns presidentes do Clube como Sousa Cintra e Dias da Cunha. Realizou também inúmeras deslocações a Alvalade e a outros estádios para apoiar o Sporting.

Quando menos se esperava, o Núcleo começou a perder fulgor e muitos dos cerca de 350 sócios (à data - 2001) foram-se espalhando, deixando de pagar as quotas e deixando de visitar a Sede. Posteriormente, a pessoa que explorava o snack-bar/restaurante que o Núcleo possui veio a falecer, o que complicou ainda mais a vida aos dirigentes do Núcleo que envolvidos na tristeza deixaram o Núcleo ficar "ligado às máquinas", podendo morrer a qualquer momento.
Ninguém em Aveiro já conhecia o Núcleo, muitos pensavam até que já nem existia até que surgiu sangue novo interessado em ter uma estrutura oficial na cidade de Aveiro (embora existam muitos outros Núcleos no Distrito de Aveiro).
Assim, em Setembro de 2009, um jovem de 21 anos, de seu nome Tiago Marques, decidiu reunir um grupo de amigos que partilhavam o mesmo sentimento de amor pelo Clube e contactou o Sporting Clube de Portugal para saber quais os requisitos para abrir um Núcleo em Aveiro, quando foram informados que o Núcleo ainda estava activo, não tinha sido encerrado.
Foi então combinada uma reunião com os dirigentes do Núcleo para se formar uma lista e voltar a dinamizar a estrutura leonina em Aveiro. Dessa reunião, rápidamente se passou às eleições, tendo a lista sido eleita por unanimidade e prometido voltar a realizar os convivios, deslocações e iniciativas que visam tornar o Sporting ainda maior na cidade de Aveiro.
Assim, em cerca de um ano, foi aumentado o nº de sócios do Núcleo para 405, voltaram sócios que haviam deixado o Núcleo, reabriu-se a Sede do Núcleo com nova gerência do snack-bar / restaurante (o estabelecimento havia estado a funcionar sempre, sem tutela do Núcleo. Voltou assim a ser parte do Núcleo), foram criadas contas do Núcleo no Facebook e no Youtube para dar maior visibilidade na Internet, foi criado um novo site do Núcleo, novo e-mail do Núcleo, foram realizadas 2 deslocações para ver o Sporting em futebol a Alvalade e ao Dragão (embora se esteja ainda a preparar a "grande deslocação" que envolve uma viagem de autocarro com mais de 50 elementos de Aveiro. As deslocações a que me refiro foram realizadas por elementos do Núcleo, em conjunto, mas não como uma excursão de tanta gente). Foi feita uma deslocação para a final da taça challenge em andebol e marcou-se presença em eventos de outros Núcleos, mostrando que o Núcleo está novamente activo. Recebemos a equipa de futebol do Sporting em Ílhavo, antes do S.C. Beira Mar-Sporting, tendo estado em convivio com dirigentes, treinadores e jogadores do Clube. Foram realizados 4 convívios (3 almoços e um lanche), tendo o Núcleo recebido a presença de figuras ligadas ao Sporting Clube de Portugal como o Presidente do Clube, Dr. José Eduardo Bettencourt, Vice Presidente do Clube e Presidente dos Núcleos Eng. Rogério de Brito, Dr. Maurício do Vale, Dr. Marcelo Rebanda, Joaquim Neutel, Madjer, Nelson (Guarda redes), Beto (Defesa central), Dr. Paulo de Andrade, Dra. Isabel Trigo Mira, Maria de Lourdes Borges de Castro e Nuno Mourão, estando ainda combinada uma visita de Ricardo Sá Pinto assim que possível. Foram vendidas rifas para Solidariedade com a Madeira, numa iniciativa do capitão da Selecção Nacional de futebol de praia, Madjer. Foi também dinamizado o merchandising do Núcleo, juntando uma linha de cachecóis oficiais do Núcleo às já existentes canetas, portas-chaves, copos, entre outros artigos oficiais do Sporting Clube de Portugal que temos para venda. Também já é possível os sócios e simpatizantes adquirirem produtos oficiais da Loja Verde, no nosso Núcleo e fazer-se sócio do Sporting Clube de Portugal.
Até final do ano, está ainda previsto um almoço/jantar de aniversário e um jantar de natal, bem como mais uma presença de uma comitiva oficial do clube e, para o próximo ano, a vontade é fazer ainda mais pelo nosso grande amor: O Sporting Clube de Portugal.

Texto escrito por:Tiago Marques (Presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro

Não perca em breve uma entrevista com o Presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro onde vamos falar sobre esse espaço para os "leões" e sobre a actual situação do Sporting.
3

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por se lembrarem dos Núcleos, penso que será interessante realizar este trabalho com diversas destas estruturas oficiais do Sporting Clube de Portugal. Bom trabalho. SL Nucleo Sportinguista de Aveiro

Mikos disse...

É com todo o prazer que acolhemos os Nucleos do Sporting neste espaço do blog.
Os Nucleos são parte integrante e importantissíma do nosso clube, e fazem com que os adeptos que moram longe de Alvalade se sintam na sua casa desportiva e clubistica.
O blog "Sporting Sempre" e os seus editores apoiam o espaço para dar voz aos representantes dos nossos adeptos espalhados pelo Mundo.
Juntos seremos cada vez melhores!

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Um dos poucos núcleos que ainda não visitei, esteve quase para ser este ano, quando do jogo com o Beira-Mar, mas ainda não foi desta, pois não tive possibilidade de ir ver o jogo, mas brevemente será.
Uma boa iniciativa esta de dar a voz aos núcleos aqui
Boa Mikos, Galo e companheiros

Oscar10
David10

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters