quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Como prometido, realizámos uma entrevista com Tiago Marques, o novo presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro que o mesmo nos deu a conhecer num texto recentemente publicado neste blogue.
As perguntas são como é óbvio sobre o Núcleo e sobre a situação actual do Sporting que foram gentilmente respondidas pelo Tiago.
Fiquem então com a entrevista na integra:
Sporting Sempre:Que importância têm os núcleos na vida do Sporting Clube Portugal?
Tiago Marques (NSA): Os Núcleos têm uma grande importância na vida do Sporting Clube de Portugal. São os Núcleos que dão vida ao Clube, principalmente fora de Lisboa. Ainda existe hoje o conceito "Sporting de Lisboa" e compete aos Núcleos, todos unidos, mostrar porque o Sporting é de Portugal.
Todos os Núcleos são diferentes mas todos têm grande importância junto do Clube. E são diversos os factores que o justificam: porque têm escolas de formação/equipas séniores a nível de diversos desportos (futebol, futsal, andebol, atletismo, etc...), porque descobrem jovens talentos para as equipas do Clube, porque conseguem angariar sócios para o Sporting, porque vendem merchandising oficial do Clube (tendo duas opções: Kioske Verde - venda directa de material - ou por encomenda de catálogo), porque fazem deslocações a Alvalade e a outros estádios (não só a nivel nacional) para apoiar as equipas do Sporting, entre outros...
Em suma, os Núcleos representam o Sporting Clube de Portugal na localidade onde estão inseridos, tendo uma grande importância para o Clube pois tem que o defender e tornar ainda maior de dia para dia.


SS:Foi esta semana inaugurado o site dedicado aos núcleos, já devia ter sido feito há mais tempo?
TM (NSA): Tive oportunidade de assistir in loco à apresentação do site, no XII Encontro de Núcleos, em Castelo Branco. Penso que é uma excelente ideia, torna muito mais fácil a divulgação das actividades dos Núcleos e é muito mais fácil fazer chegar a informação tanto ao Sporting como a cada Núcleo e a cada Sportinguista que visite o site.
A ideia deste site já vem sendo estudada há algum tempo mas só agora foi possivel tornar uma realidade. Talvez possa dizer que já devia existir há mais tempo, dava jeito a cada Núcleo, mas também é preciso referir que mais vale agora e bem feito (como, por sinal, se encontra) que feito à pressa e sem qualquer funcionalidade. É uma excelente ideia que tenho a certeza que terá melhoramentos com o tempo e com as necessidades dos Núcleos.


SS:Que apoio dá o Sporting, principalmente através de José Eduardo Bettencourt aos núcleos, nomeadamente o de Aveiro?
TM (NSA): Cada Núcleo quer sempre o maior apoio possível da parte da Direcção do Clube, principalmente os Núcleos longe de Lisboa, como é o nosso caso. Não é o Presidente do Clube, Dr. José Eduardo Bettencourt, quem está a frente dos Núcleos mas sim o Vice Presidente, o Eng. Rogério de Brito, pessoa com quem os Núcleos têm uma maior ligação pois é ele quem resolve os problemas e quem tenta melhorar as condições dos Núcleos.
O nosso Núcleo é um dos que se pode orgulhar de dizer que já recebeu uma visita oficial do Presidente e do Vice-Presidente, responsável pela área dos Núcleos (José Eduardo Bettencourt e Eng. Rogério de Brito, respectivamente) bem como de outras figuras ligadas ao passado e presente do Sporting Clube de Portugal, pelo que só podemos estar agradecidos. A nossa opinião, admito, não começou por ser a melhor mas rapidamente se alterou, principalmente com a entrada do Dr. Mauricio do Vale para a área dos Núcleos. É uma pessoa que prima pela seriedade e a simpatia e rapidez com que resolve os nossos problemas é de realçar.
Após o encontro de Núcleos do passado fim de semana, a nossa opinião acerca do apoio desta direcção aos Núcleos melhorou ainda mais. É reconhecida a importância que o nosso Presidente dá aos Núcleos e todas as semanas vemos que ele, ou outro membro da direcção, se deslocam a Núcleos para representar o Sporting Clube de Portugal.
Penso que a relação Núcleo-Sporting Clube de Portugal tem sido cada vez melhor e tem tudo para, com os devidos melhoramentos que os Núcleos ano após ano referem, dar sempre certo.
Também é de referir que a Comissão Coordenadora de Núcleos terá um papel decisivo nesta relação pois, à partida, irá permitir uma maior aproximação ao Clube.

SS:Que iniciativas costumam organizar no núcleo de Aveiro?
TM (NSA): Esta pergunta não pode ter uma resposta definitiva, pois tentaremos todos os anos inovar no que toca a iniciativas do Núcleo. Queremos oferecer aos nossos sócios e simpatizantes uma cada vez maior oferta de iniciativas para aderirem... E temos tentado reduzir significativamente nos custos para as pessoas, factor que tem como objectivo uma maior adesão às iniciativas.
De qualquer forma, o Núcleo organiza almoços/jantares de convívio (onde tenta sempre ter uma figura reconhecida do universo leonino), almoços/jantares de aniversário, jantar de natal, deslocações a Alvalade e a outros estádios (temos em curso o estudo da primeira grande deslocação a Alvalade esta época, a direcção do Núcleo tem menos de um ano e, como o Núcleo esteve muito tempo parado, estamos primeiro a tentar formar um bom grupo de pessoas que possam aderir aos eventos... Não queremos organizar e, na véspera, ter que cancelar por falta de pessoas... Quando organizamos algo, queremos levar até ao fim!), reuniões e encontros com outros Núcleos, jogos de futsal entre sócios e direcção e entre Núcleos, torneios de sueca na Sede... Enfim, um variado leque de iniciativas que tentaremos renovar ano após ano.
SS:Concorda com o espaço dedicado aos núcleos criado pelo Sporting Sempre?TM (NSA): Estou totalmente de acordo com o espaço que o Sporting Sempre dedica aos Núcleos. Será extremamente importante continuar com esta ideia e dar a voz a outros Núcleos para perceber a realidade de cada um. É uma idéia muito boa e é também para isto que um blog/site serve, não é só dizer bem ou dizer mal das pessoas... Penso que deveriam também aproveitar para informar sobre eventos dos Núcleos, à semelhança do site dos Núcleos e também visitar as instalações, sempre que possível, dos Núcleos que o Sporting tem pelo mundo fora.

SS:Qual a afluência ao núcleo em jogos do Sporting?
TM (NSA): A afluência ao Núcleo em dias de jogo do Sporting depende sempre de alguns factores... Depende do dia em que o jogo se realiza. Os jogos durante a semana têm sempre menos afluência... Depende do momento em que a equipa se encontra. Embora a minha opinião seja a de apoiar SEMPRE o Sporting Clube de Portugal e estar sempre presente, há muita gente que, quando a época corre menos bem, deixa de ver os jogos... Se o Clube estiver em alta, a casa está sempre cheia - mas isto é o normal em qualquer Clube. Depende também do jogo em questão. Os jogos grandes trazem sempre muito mais gente que os jogos com equipas que não são rivais directos do Sporting.
Na época passada, houve jogos em que a afluência ao Núcleo foi muito fraquinha... Nesta época, para já, estamos contentes com o que se tem passado, pelo menos até agora. O jogo com menos afluência, ao que me disseram, foi contra o Beira Mar, pois estavamos todos no Estádio a apoiar a equipa.

SS:Como foi vivido o encontro de há dias entre o Beira-Mar e o Sporting pelos sportinguistas aveirenses?
TM (NSA): Este é um exemplo perfeito de dia e hora de jogo a não repetir. É estranho (ou não) que são sempre os jogos do Sporting Clube de Portugal que podem calhar a uma segunda ou terça feira, não tendo em conta as horas a que se realiza. E aqui tenho que comparar com o jogo do F.C.Porto, no mesmo dia, em Guimarães. Porque é que esse jogo podia ser as 21:15h e o do Sporting teve que ser as 19:15h? Muita gente não foi ao jogo porque não conseguiu sair do emprego, pois não vivem ou trabalham no centro da cidade de Aveiro. Existem muitos Sportinguistas na região centro que queriam vir a este jogo e não conseguiram. Por outro lado, os adeptos do F.C. Porto trabalharam tranquilamente e até se deram ao luxo de jantar antes de seguir para o seu jogo. Não estou, com isto, a querer dizer que o F.C. Porto devia ter jogado às 19:15h mas sim que, quando as TVs (ou deverei dizer comunicação social??) têm que escolher, nunca é o nosso Clube a sair beneficiado.
Ainda assim, os Sportinguistas viveram este jogo com a esperança de ver uma boa exibição e uma vitória do seu Clube... A exibição até não foi má (podia ter sido melhor, principalmente na segunda parte, onde se sentiu a falta de opções que existem neste momento para o ataque) mas o resultado é que não agradou... Foi azar? Sim... Mas temos que resolver jogos o mais rápido possivel para não esperar que um golo surja sem mais nem menos...
De salientar ainda que na véspera do jogo, o Núcleo Sportinguista de Aveiro recebeu a comitiva do Sporting, à porta do hotel onde estagiou, estando em convívio com jogadores, treinadores e dirigentes. Aqui uma especial palavra para quatro jogadores (André Santos, João Pereira, Saleiro e Yannick), Paulo Sérgio e Costinha, elementos que mais tempo ficaram a conviver connosco e que foram fantásticos. Devo dizer que de todos, Costinha foi quem mais surpreendeu pela positiva.
No dia do jogo, algumas horas antes, uma comitiva oficial composta por José Eduardo Bettencourt, Rogério de Brito e Mauricio do Vale, compareceu num convívio na Sede do nosso Núcleo, o que muito nos honrou.

SS:De quem é a responsabilidade do 10º lugar obtido pelo Sporting à 7ªjornada?
TM (NSA): Costuma-se dizer que quando um Clube ganha, o mérito é de todos... Quando perde, a responsabilidade é de todos também.
Nesta afirmação apenas retiro os adeptos que apoiam semana após semana o Sporting. Mas também há quem só tente complicar... Quanto à direcção, treinadores e jogadores... Todos têm a sua percentagem de responsabilidades, sendo que, penso que nalguns jogos, Paulo Sérgio podia arriscar mais (mesmo tendo em conta as limitadas opções que tem para o ataque) e que a direcção tem que presentear-nos com alguns novos (mas bons!) jogadores. Aos jogadores, compete trabalhar com Esforço, Dedicação e Devoção em busca da Glória!

SS:Como avalia o desempenho de Paulo Sérgio à frente do Sporting?
TM (NSA): Se tivesse que avaliar Paulo Sérgio pela sua forma de ser, dava-lhe nota 10. Extremamente simpático, acessível e tudo mais.
Mas, no que toca ao trabalho como treinador, já não posso dar essa nota. Creio que não teve os jogadores todos que pretendia e que isso lhe limita o seu trabalho, mas tem que ter menos medo de arriscar... Um grande clube como o Sporting, se ao intervalo não está a ganhar nem a jogar o que pode, não pode esperar pelos 70 min para mexer na equipa. Tem que arriscar, jogar sempre para ganhar.
Mas também é preciso referir que a equipa apresenta melhor qualidade de jogo que na época passada e maior resistência... Embora alguns jogadores ainda tenham que melhorar os seus indices fisicos (caso de Matias Fernandez, de quem se espera sempre muito mas que, em termos fisicos, ainda se mostra muito frágil).

SS:Acredita que o Sporting pode voltar à "ribalta" do futebol português e quem sabe Europeu?
TM (NSA): Acredito sempre que o Sporting pode voltar a lutar por grandes conquistas, tanto a nivel nacional como internacional, no que ao futebol diz respeito. Não somos, nem nunca seremos, um Belenenses (com todo o respeito pela instituição, sócios e adeptos) como muitos tentam dizer. Sendo verdade que a reestruturação vai permitir investir mais no futebol (e esperando que não corra mal para o Clube), então teremos condições para contratar melhores jogadores e formar melhores equipas. Também ao nivel das camadas jovens vão surgir novos valores mas, é preciso alertar para uma situação: não é todos os dias que se encontra um Quaresma, Nani ou Ronaldo. E é preciso formar também como homens... Para não "apodrecerem"...
Deve-se também alertar os Sportinguistas que não vivemos só do futebol... Apoiem sempre as modalidades do Clube que tantas alegrias nos têm dado. No ano passado, fui ver a final da Taça Challenge. Foi um orgulho, a primeira taça europeia ganha por um clube português. Atenção ao atletismo e ao futsal que este ano têm fortes hipóteses de vencer também.
A época passada, a nível de futebol (o que mais mexe connosco), foi um fracasso. Mas, a nivel de modalidades, vencemos mais de 300 títulos. Merecem um pouco mais da nossa atenção e nunca serem menosprezados nem mal tratados. Somos e seremos sempre um Clube eclético...


SS:Por último, que conselhos tem a dar a quem pretenda criar um núcleo do Sporting?
TM (NSA): Vai fazer um ano que entrei para o mundo dos Núcleos e os conselhos que posso dar a quem pretende seguir este caminho passam pela força, coragem, disponibilidade e um enorme amor ao Sporting... Criem uma boa equipa de trabalho para o Núcleo senão é bem mais dificil...
Para quem pretenda abrir um Núcleo, só tem que enviar um e-mail para o Sporting (no site oficial) indicando qual a localidade onde quer abrir o Núcleo... Depois terá a resposta, com toda a documentação que precisa e todos os passos que deve seguir.
Em suma vos digo, é "fácil" abrir um Núcleo... Mas é preciso força e coragem para o aguentar!
Saudações Leoninas

Este foi o primeiro de muitos trabalho do novo espaço do Sporting Sempre dedicado aos núcleos e espera-se que de duas a duas semanas seja feito um trabalho sobre um Núcleo do Sporting.
Agradecemos ao Tiago Marques pela disponibilidade e convidamo-lo a participar na nossa rúbrica dedicada aos núcleos, se tiver um contacte para o nosso mail .
Visite o site do Núcleo Sportinguista de Aveiro (LINK)
4

4 comentários:

Mikos disse...

Grande entrevista com o presidente do Núcleo de Aveiro, que demonstra clareza de ideias e uma disponibilidade enorme para levar este núcleo a bom porto.
É esta a mística que este clube tem espalhada pelos mais variados "cantos" do Mundo.

Viva o Grande Sporting!

Luis Henriquesprebtri disse...

Muito bom o trabalho deste blogue. Merece uma nota de elogio, pois quase ninguém dos blogues olha para os núcleos apesar de muito falarem deles. Este blogue passou da teoria á prática.
Muito boa entrevista.
Parabéns.

Tiago Marques disse...

Quero agradecer aos editores deste blog pela oportunidade que me deram para mostrar um pouco mais do Núcleo Sportinguista de Aveiro. Excelente ideia e votos de continuação de um optimo trabalho. Que possam publicar semelhantes artigos dos Núcleos espalhados por todo o mundo!
Saudações Leoninas

Ricardo disse...

este blog está a ganahr contornos excelentes, parabéns pessoal do blog, pois têm iniciativa e ideias que já estão a ser copiadas pelo site de desapoio.

SL

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters