sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Saudações Leoninas a todos os verdadeiros leões!

Depois de um convite que me foi feito pelos responsáveis pelo blog, para que eu escrevesse com regularidade crónicas sobre o nosso clube, o qual aceitei e pelo qual muito lhes agradeço, cá estou eu a iniciar esta "aventura" que me deixa muito feliz!
Já há muito que vou escrevendo comentários nos blogs e sites do nosso clube, tentando transmitir os meus pensamentos sobre o estado das coisas que se vão passando com o Sporting Clube de Portugal.
Quero aproveitar esta primeira crónica para falar sobre uma coisa que há muito me vem dando que pensar...
Os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal que vão ao estádio ver os jogos!
É sobre eles e para eles que escrevo esta minha crónica de abertura.
Já vou ver o Sporting desde que me lembro de existir, comecei a ir pela mão do meu pai ainda mal sabia andar, depois comecei a ir com amigos e ultimamente vou com a família.

 
Em mais de 3 décadas que já levo de espectador atento e participativo, tenho vindo a aperceber-me de uma alteração no comportamento dos Sportinguistas que me deixa por vezes perplexo.
Ao inicio era para mim, uma criança, fabuloso assistir a uma multidão a apoiar o seu, nosso, clube sem nunca regatear esforços fosse qual fosse o resultado, fosse qual fosse a equipa contra quem jogávamos e essa foi uma das coisas que mais marcaram o meu inicio de vida, como espectador, dos jogos do Sporting Clube de Portugal.
Depois passei a envolver-me um pouco mais na vida da claque e a começar a ficar decepcionado com algumas coisas que não se adequavam aquilo que para mim era um dever de quem ia ao estádio, o apoio incondicional ao nosso clube, fosse contra quem fosse, fosse onde fosse, estivesse o resultado que estivesse, tínhamos de apoiar é para isso que lá estamos.
Entretanto a claque começou a ter outras interferências que não eram do meu agrado e fui deixando de os acompanhar até à total rotura com a mesma.
Hoje em dia vou ao estádio, seja em Alvalade, onde não vou sozinho, ou fora, onde geralmente vou só pois não quero por em risco pessoas que me são queridas, e não me revejo na atitude da maioria dos "apoiantes" do Sporting.
Oiço falar mal dos jogadores, da equipa, do treinador, oiço assobios e apupos e para meu espanto muitas vezes essas mesmas pessoas que passam todo o jogo com esta atitude, nas alturas em que o Sporting faz golo, nem se levantam para festejar... Ao meu lado é complicado isso acontecer, já não seria a primeira vez que eu tinha uma discussão, algumas chegando quase a vias de facto, ou no minimo obrigando essa pessoa a sair de perto de mim com o argumento, em Alvalade, que da próxima vez iram parar ao fosso. Upss, eu sei que não o deveria fazer, mas para mim é quase um sacrilégio este tipo de comportamento.
Falo aqui disto com a intenção de que mudem de atitude, eu nem sempre concordo com as opções do treinador, nem sempre gosto da forma como um ou mais dos jogadores do Sporting Clube de Portugal jogam, nem sempre gosto da forma como a equipa se comporta em campo, mas jamais, repito, JAMAIS assobiarei a minha equipa durante um jogo, chamarei nomes aos atletas do meu clube ou ao seu treinador e sempre, repito, SEMPRE irei festejar os golos do meu clube, no minimo em pé e batendo palmas, porque eu vou ao estádio para apoiar o meu clube incondicionalmente, de outra forma não iria, e por isso não aceito que se tenha outra atitude durante os jogos, depois do jogo podem expressar todas as frustrações e todo o desagrado, se for caso disso, mas durante, temos de apoiar é para isso que lá estamos.
Temos de nos recordar que ser do Sporting Clube de Portugal não é ser de um clube qualquer é uma forma de estar na vida.

Saudações Leoninas
11

11 comentários:

Mikos disse...

Sem duvida que me revi nesta crónica, pois também comecei a ir a Alvalade pela mão do meu pai, também fiz parte da Juventude Leonina nos tempos áureos, também apoio incondicionalmente e não assobio nunca os nossos jogadores!
Nós que vivemos o Sporting sabemos bem o que esta crónica nos toca.
Espero que o publico volte em força a Alvalade para revivermos os bons velhos tempos!

Força Grande Sporting!

Anónimo disse...

Esse comportamento absolutamente revoltante é estimulado por um par de figurões,que desde que souberam que havia dinheiro fresco a chegar aos cofres de Alvalade não param de fomentar quezílias e ataques aos orgãos sociais e por arrastamento aos atletas e técnicos.Um estratagema para derrubar quem foi democrática e esmagadoramente eleito.
Passam boatos aos jornais e difamam os dirigentes.
Agora chegaram ao ponto de alinhar com os benfiquistas na desvalorização das nossas vitórias e chafurdam nas derrotas.
Acho que vai chegando a hora da purga.
Quem prejudica o clube deve ser alvo de uma proposta de expulsão.
O Sporting não precisa nem nunca precisou deste lixo.

Anónimo disse...

Amigo Gylix do mesmo mal se queixam muitos sportinguistas (eu incluído) pois ainda neste último jogo Europeu estavam em Alvalade 15.000, menos de 1 terço do Estádio, e isso é o que me deixa mais triste, preferia até que fossem lá só para destabilizar, mas que fossem.
O Sporting está neste momento na encruzilhada da sua vida, se não arrepiarmos caminho, não sei o que será do futuro do nosso clube.
Pela minha parte só sei fazer uma coisa, acompanhar dentro do possível o meu Sporting, vou aos jogos em Alvalade com o meu míudo,
e fora vou a um ou outro dependendo das possibilidades

Gostei de ler a sua crónica

Oscar 10
David 10

Luís Henriques disse...

Amigo Gylix,
Como eu me revejo neste seu relato.
Também eu começei a ir a Alvalade pela mão do meu pai aos 10anos e 30 anos depois ainda acompanho o meu clube do coração.
Estou lá sempre! nos bons momentos, mas sobretudo nos maus, pois ai o apoio tem de ser redobrado.
Faz-me imensa confusão ver certos adeptos do Sporting , pois parece que estão numa opera. Não fazem o minimo barulho e nem um grito. Depois quando se grita parece que até olham de lado.
Eu exteriorixo muito o meu apoio e não bastas vezes chego a casa rouco de tanto gritar.
Não vejo o futebol e adeptos de outra maneira que não seja apoiar do primeiro ao ultimo minuto.
Para mim os jogadores, treinadores do meu clube serão sempre os melhores do mundo.

Um abraço.

Marçal disse...

Esta crónica reflete na realidade o que se passa no nosso Sporting!

SL

Luis Pedro disse...

Excelente visão sobre a realidade do nosso clube, que mais poderei eu acrescentar?
Nada, está tudo dito

Carlos Pereira disse...

Pois é amigo Gylix, eu também me custa ver os que criticam o Sporting, aqueles como tu dizes e muito bem, que passam o jogo a assobiar e quando o clube marca um golo nem se levantam. é realmente triste, que saudades tenho eu de outros tempos, o velhinho Alvalade cheio, a vibrar de emoções, apoio constante,era lindo, era digno de se ver, hoje não, sabem criticar tudo o que se faz, tudo o que se diz, mas na hora da verdade só alguns lá estão.

O SPORTING é grande, enorme para esta gente.
Força SPORTING

Ricardo disse...

Gostei muito desta crónica do Gylix, e o pior é que temos condições humanas únicas para continuarmos a ser um clube com boas assistências mas por vezes algumas decisões da direcção e algumas bocas dos jornais fazem que as pessoas se afastem.

Vamos voltar ao que éramos, mesmo sem ganhar o estádio tinha sempre grandes assistencias.
Coloquem o bilhetes mais baratos e depois vêm que as pessoas comparecem!

Galo disse...

Gylix, amigo esta tua crónica faz-me relembrar velhos tempos, começo a pensar nos dias em que ia a alvalade gritar pelo meu Sporting, e hoje infelizmente tens 200% de razão naquilo que dizes.
Mas com as vitórias tudo muda, vamos ter esperança.

SL

Carlos Alberto disse...

Caro Gylix e restantes amigos do blogue, estive a pensar nesta crónica durante vários dias, a pensar se a havia de comentar, pois é a 1ª vez que o faço, e realmente chego á conclusão de aquilo que foi dito aqui tem toda a razão, ainda esta 2ª feira estive a ver o programa da SIC noticias e ontem 3ª feira estive a observar o programa da RTPN, e cheguei a uma conclusão, até os próprios comentadores do Sporting não estão de acordo um com o outro nos dois programas, e agora eu pergunto se não há uma estratégia por parte do Sporting, para que estas pessoas que vão a estes programas na tv, falem a mesma linguagem, como nós adeptos podemos ser chamados á razão?
Reparei que em ambos os programas os comentadores dos lamps falaram ambos da mesma coisa, ou seja há uma concertação de ideias para por em prática neste tipo de programas, será que o Sporting, não devia tomar a mesma atitude?
Será que se o Sporting tomasse essa atitude, os sócios e os adeptos começariam a ver que todos remávamos para o mesmo lado e todos sabemos que quando uma maioria rema para um lado, por norma a minoria tem tendência a juntar-se.
Já provamos mais do que uma vez que quando nos juntamos somos uma força imbatível, estas divisões só interessam aos nossos adversários.

Força Sportinguistas

Continuem o vosso excelente trabalho neste blog.

Do vosso amigo Carlos Alberto

Gylix disse...

Carissimos, e falo para todos,

agradeço os comentários de apresso e quero aqui dizer que vou tentar continuar a fazer crónicas sobre assuntos que "mexem" com o nosso clube. Espero que continuem a gostar das mesmas.

Saudações Leoninas

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters