terça-feira, 19 de outubro de 2010
1. O SPORTING é o único grande Clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.
2. O SPORTING é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).
3. O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).
4. O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).
5. O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Selecção da Europa: José Travassos em 1955 (vitória da Selecção da Europa à Inglaterra por 4-1, em Belfast).
6. O SPORTING é, actualmente, o único Clube mundial que formou dois FIFA World Player: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).
7. O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em n.º de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os leões somam 51.


8. O SPORTING apontou o 1.º golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em futebol: João Martins frente ao Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro de 1955.
9.O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os «leões» e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.
10. O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol):
» Atletismo: Único Clube europeu com vitórias em pista e cross: por 2 vezes sagrou-se hexacampeão em cross.
» Hóquei em patins: Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França), nos quartos-de-final da Taça CERS, em 1983/1984.
» Futebol: Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre), nos oitavos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1963/1964.
11. O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim’08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.
12. O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.
13. O SPORTING desde que existe o Comité Olímpico Português, esteve em 24 dos 28 Jogos Olímpicos realizados (apenas ausente em 1920, 1934, 1936 e 1956).
14. O SPORTING é a equipa portuguesa com mais medalhas olímpicas conquistadas (8 no total: 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).
15. O SPORTING teve o 1.º atleta nacional a participar nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em Estocolmo – 1912), bem como o 1.º atleta nacional a conquistar uma medalha de Ouro (e a ouvir o Hino Nacional): Carlos Lopes em Los Angeles – 1984 – , na difícil prova da maratona.
16. O SPORTING detém a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em 1927/1928), dos Campeonatos Nacionais (14-0 ao Leça, em 1941/1942) e das Taças de Portugal (21-0 ao Mindelense, em 1970/1971).
17. O SPORTING detém o recorde de golos (por equipa) numa só época do Campeonato Nacional: 123 golos em 26 jornadas (época 1946/1947) com uma média fantástica de 4.7 golos por partida.
18. O SPORTING segundo uma reportagem da BBC está num patamar superior ao Ajax: “O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os «leões» possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada”.
19. O SPORTING é o Clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol (24 no total vs 21 do Benfica e 18 do Porto).
20. O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando olhamos para os 380 Núcleos, Filiais e Delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único Clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global.
4

4 comentários:

Gylix disse...

Isto explica um pouco do que é o Sporting Clube de Portugal, e é uma das principais razões pelas quais quando leio ou oiço falar em Belenensização no Sporting Clube de Portugal até me arrepio todo.

Um clube como o nosso jamais irá por esse caminho, pois, ao contrário do que dizem os arautos das desgraça, jamais acabaremos, somos grandes demais (enormes mesmo) para que algum dia isso aconteça.

Essas palavras são proferidas por alguns vermelhos viscerais que não suportam saber que por muitos anos que passem nunca chegarão aos nosso calcanhares.

Saudações leoninas

Mikos disse...

É por estas e por outrasque tanta inveja têm de nós.
Somos realmente grande e nunca um clube com cerca de 83.000 sócios efectivos e pagantes acabará ou seguirá o caminho do Belém.
"Vozes de burro não chegam aos cèus" sempre ouvi dizer isso, e é o que se passa com os ex-dirigentes do nosso clube que já estão gágás e com os jornaleiros lampionescos que têm estes dados históricos entalados na garganta e hão de morrer com esse sabor de inferioridade pois como diz o amigo Gylix, nunca nos apanharão!

SL

Sry Lanka disse...

O Sporting é o único clube no Mundo que, apesar deste brilhante palmarés, caminha a passos largos para o abismo. Sem ser adepto do SCP, digo isto com a maior sinceridade. Tudo isso pode ser verdade, mas dentro dos relvdados, dos pavilhões, das pistas, isso não joga. O q joga são os atletas, orientados pelos treinadores ambos contratados pelos directores! Se os directores tomarem más medidas...vai tudo ao ar, e apenas fica a história e...os museus!Vcs sócios, são quem tem q impedir q isso aconteça. Salvem o vosso clube. O desporto nacional, precisa de vcs.

Luis Henriques disse...

Alguns destes factos já conhecia.
Também me causa uma enorme urticária quando ouço falar desse neologismo. " Belenesização" e não "Belenização", como dizem alguns. Palavras destas na boca de sportinguistas soa a burrice da pura ou então não sabem o que representa o SCP. Palavras destas na boca de pessoas como: Aguiar de Matos ou Abrantes Mendes são um atentado.


Ao Srº Sry Lanka: só digo - veremos quem caminha para o abismo. Cá estaremos para ver...

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters