domingo, 22 de agosto de 2010

Paulo B. Freitas
Sócio 4967
Quo Vadis Sporting?
Começo por ter a honestidade intelectual de declarar o seguinte: Fui um dos que preconizou - à minha dimensão e singeleza - aquilo que se veio a denominar Projecto "Roquette".
Apoiei desde então as linhas directrizes das sucessivas direcções do clube. Reconheço não apenas que se cometeram erros mas que se racionalizou demasiado o clube sem que os resultados aos mais diversos níveis o justificassem.
Apesar de não me entusiasmar, apreciei deveras o trabalho de Paulo Bento nos 4 anos a treinar a equipa principal. Não fosse a corja habitual - sistema, árbitros e comunicação social - teria sido claramente o melhor período de resultados da história que vivi (desde Novembro de 1964) e mesmo assim...
Mas também não esqueço que tenho quase 46 anos e fui campeão nacional de futebol apenas 7 vezes...
Posto isto e dado que estamos numa encruzilhada, para onde deveremos ir?
A actual direcção herdou uma situação difícil a todos os níveis e com o tempo a escassear mais do que o habitual tem balbuciado, especialmente no futebol profissional.
Se a reestruturação financeira está finalmente perto de estar concluída. Se nas modalidades se reencontrou o caminho, não apenas do sucesso, mas do orgulho em ser Sporting. Quanto ao futebol... huummm...
E engana-se quem pensa que há saídas fáceis e milagrosas, ou que as mesmas podem ser encontradas pelos abutres habituais que apenas aparecem nas derrotas e ainda declaram orgulhosamente que nem vêem os jogos...
Impõe-se uma séria reflexão e o traçar de um caminho. Não quero menosprezar o trabalho de todos aqueles que estiveram no Congresso em Santarém, nos quais me incluo, mas foi no mínimo inconsequente.
Confesso não estar seguro de qual seja o caminho certo mas dou o meu modesto contributo.O futebol é essencialmente amor e paixão. Salvo raras e honrosas excepções - como a Premier League - o espectáculo é desinteressante. O que as pessoas querem é ver o seu clube ganhar e assim terem algumas alegrias.
Orgulho-me de fazer parte de um clube em que as pessoas cantam " O Sporting é o nosso grande amor".
Mas infelizmente aqueles que o amam - da única forma que deveria ser o amor, incondicional e absoluto - não são muitos, a maior parte apenas ama quando ganha.
Mas essa é a natureza das coisas e pelo menos neste campo não pretendo ser D. Quixote.Estou certo de que a maioria dos adeptos apenas quer uma coisa. Ganhar. A qualquer custo e sem olhar a meios.
É um caminho. Perigoso, porque só pode ganhar um, por piores ou melhores que sejamos.
Mas ainda assim um caminho.Recomendo a todos visionar o documentário da ESPN "Two Escobars". Como o $ da droga transformou o Atletico Nacional de Medellin (também ele verde e branco) e o levou a ganhar a Copa Libertadores (1989) e a Colômbia a ser em meados dos anos 90 uma potência do futebol mundial.
Seja como for estou certo de que não podemos nem devemos continuar a ser os únicos cavalheiros impolutos. Teremos finalmente de nos dar ao respeito e exigir ser respeitados pela corja habitual.
Mas percorrendo ou não esse caminho temos de definir uma política desportiva estável e consequente que nos guie.
Ao longo dos últimos anos aprendemos à nossa custa o mapa da formação, os seus méritos e perigos. Estaremos hoje todos de acordo que deveremos formar jogadores para o, e à Sporting e não para os negociarmos.
Os negócios decorrerão (ou não) naturalmente, mas esse não pode nem deve ser o objectivo e muito menos a mentalidade que incutimos nos que formamos.Uma das coisas que mais me incomoda é o facto de "situação" e "oposição" esgrimirem argumentos corporativos e economicistas - activos, investimentos, auditorias, rentabilidade, etc. - que não alimentam mas minam o sentimento.
O facto de sermos dos poucos clubes que ano após ano tem governo e oposição também diz muito.A meu ver - e sem entrar em detalhes estéreis para este efeito - existem duas opções:
a) RESULTADISTA. Potencialmente mais eficaz a curto prazo. Espectáculo é na Ópera. Futebol é para ganhar nem que seja meio a zero com o golo marcado no último minuto, com a mão e fora de jogo. Exemplos? Domingos Paciência do SC Braga, o mais italiano dos treinadores. Mas também Paulo Bento que com a sua tranquilidade espremeu tudo que podia de planteis frágeis.
b) ATACANTE. Mais divertido e entretido mas de resultados duvidosos num mundo dominado pelo "bas fond" e num campeonato de retranca. O futebol do queremos marcar mais um que o adversário. Exemplo? Co Adrianse e os seus 3 defesas.Nenhum deles é garantia de sucesso, leia-se vitórias.
Mas o segundo claramente rega melhor o nosso amor e paixão e proporciona mais entretenimento.Esta é a minha perspectiva. Mas seja ela qual for creio que teremos de assumir um caminho. Estável e com um objectivo. Frontal e sério.Por isso talvez seja tempo de pensar em prazos e objectivos.
O de Roquette era 2 em cada 5 ou se preferirem ganhar 40% das vezes. Ganhámos 1 em 10. 10%. Mas recordo que também nesse tempo se experimentou um caminho.
Caminho esse que curiosamente não deu logo resultados porque o Sistema - da forma mais descarada e impune de que me lembro - não deixou. Lembram-se do Mirko Jozic?Mas não pode ser um projecto de um ano apenas. Será que estaremos disponíveis para esperar? Ou continuaremos o caminho da minha vida, eternos candidatos mas com 15% de sucesso (1/3 desse caminho com apenas um opositor...)?

YAZALDE76

PS1:Este texto foi enviado para o e-mail do blogue, agradecemos ao Paulo Freitas por tê-lo feito e convidamos os nossos leitores a fazer o mesmo para o nosso mail: parasempresporting@hotmail.com

PS2:Informo que me vou manter em funções até ao dia 31 de Agosto e que a partir de 1 de Setembro o Sporting Sempre ficará à responsabilidade do Mikos.
1

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu Axo que ao SPORTING falta um ponta de lança (não avançados com temos contratado), um verdadeiro homem de area, um finalizador,oue jogue bem de cabeça, e se der um extremo rapido.

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters