sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A nossa equipa!!!

Conforme tinha "prometido" aos amigos do blog...
Aqui fica a minha crónica sobre a nossa equipa de futebol principal e sobre como tem decorrido, na minha opinião, a nossa época!
Começando pelo treinador;
Paulo Sérgio já demonstrou ser um homem integro e cheio de vontade, que defende o grupo com unhas e dentes e que nunca sacode a "água do capote"! Mas, não é suficientemente capaz, digo eu, para ser o treinador da equipa principal do Sporting Clube de Portugal. Falta-lhe currículo, faltam-lhe provas, falta-lhe "tempo", é para mim impensável que o treinador do Sporting Clube de Portugal seja um individuo com tão poucas provas dadas. As falhas de julgamento no banco são comuns a todos, desde os menos aos mais experientes, mas falhar tantas vezes como ele tem falhado chega a ser desesperante. Eu espero que no final da época tenha de fazer um "mea culpa", juro que espero, mas duvido!
Guarda-Redes:
Rui Patrício, muitos dizem que vai ser um excelente GR no futuro, muitos dizem que vai ser o titular da selecção e que vai sair em breve para um colosso europeu, eu digo, que se fosse ontem essa saída era já tarde, pois este rapaz já há 3 épocas, pelo menos, que nos tem tirado pontos e mais pontos, ajudando até, e isto é a minha opinião pessoal, a que alguns dos seus colegas da defesa decaiam nas suas qualidades.
Tiago, é um dos lideres do balneário, é uma presença primordial no grupo, é o jogador que mais ajuda na integração dos colegas naquela que tem de ser a "mentalidade leonina", Vítor Damas disse um dia que foi o melhor GR que já viu entre os postes, para mim teve azar, pois se tivesse tido mais sorte, oportunidades, acho que ainda hoje seria titularissimo do nosso clube.

 
Hildebrand, ainda não o vi jogar, mas a julgar pelo que já fez na sua carreira no dia em que assumir, nunca mais sairá da baliza.
Defesas:
João Pereira, foi das melhores aquisições do clube nas ultimas épocas, tem algumas falhas, especialmente a defender, mas é sem duvida nenhuma um belíssimo jogador.
Abel, com a concorrencia de João Pereira parece que evoluiu e ganhou novas valências que nas ultimas épocas estavam "adormecidas".
Evaldo, uma mais valia enorme, faz todo o corredor sempre sem tentar complicar, apenas tem de melhorar a velocidade.
Grimi, não vou falar pois ainda não jogou esta época.
Polga, aqui está um caso daquele tipo de jogador que foi decaindo desde que o actual GR assumiu a titularidade, é o melhor central do plantel, tem mais qualidade num pé que todos os outros têm em todo o corpo. Ainda vai assumir de vez a titularidade novamente.
Torsi, parece-me, pelo jogo de Lille, que pode ser mais valia, veremos quando tiver oportunidade se dará continuidade.
NAC, assumiu a titularidade e nos primeiros jogos ainda foi disfarçando, mas nos últimos jogos falhou redondamente, parece que a bola queima, se não melhora vai ser difícil de voltar.
Carriço, um dos casos mais paradigmaticos do nosso plantel, tem um "fel" que não se encontra em quase nenhum jogador de futebol de hoje em dia, e compensa algumas das suas falhas com essa qualidade. Não acho que ele tenha "qualidades" de capitão, mas tem assumido não haja duvidas.
Médios:
Pedro Mendes, é a peça que tem faltado nos últimos jogos, é o esteio da nossa equipa, o pêndulo que faz a equipa jogar, infelizmente lesionou-se e ainda vai demorar a voltar, mas tem feito tanta falta...
A.Santos, tem caracteristicas que me recordam Custodio, não tem problemas em jogar a titular e nem parece ter a idade que tem mas, tal como Custodio, só joga para o lado e para trás, e nos jogos contra equipas fortes treme, treme muito. Tem de crescer.
Maniche, de longe o melhor reforço desta época, a idade parece que não lhe pesa, por certo devido a finalmente estar a jogar no seu clube do coração, corre, luta, joga, faz jogar, remata, marca, carrega a equipa às costas muitas vezes, para mim tem sido fantástico.
Zapater, tem surpreendido por demorar tanto tempo a ser opção, mas agora que finalmente tem tido os desejados minutos, tem demonstrado que tem qualidades interessantes e vai sem duvida jogar muito mais vezes, espero que seja o homem certo para substituir P.Mendes. veremos.
Matias, é outro dos casos mais estranhos do nosso plantel, deve de ser dos melhores "amigos" da bola que pisam os campos de futebol em Portugal, quando chega aos seus pés ela, a bola, recebe um tratamento que poucos lhe conseguem dar, mas tem "apagões, inexplicáveis e demorados, chega a passar um jogo inteiro sem fazer rigorosamente nada e isso desespera os adeptos, ainda estou para perceber o que acontece para que isso suceda.
Valdes, não é extremo, nunca foi, nunca será e a casmurrice de PS em mante-lo a jogar nas linhas tem feito com que ele produza muito pouco, muitíssimo menos do que ele é capaz de fazer, veremos se o mister o coloca a jogar na sua posição e se ele começa a render mais. Tenho a certeza que a jogar no meio este rapaz vai ser uma mais valia no plantel.
Izmailov, o melhor jogador do nosso plantel, de longe, estragou a sua carreira por estar mal aconselhado, empresário, vai ter muitas dificuldades em voltar a fazer parte do grupo, o que é pena, mas ainda acredito que se possa "salvar" este rapaz.
Extremos:
Vuk, é o menino bonito dos adeptos, ainda estou para perceber o porquê! Tem qualidades enormes e potencialidades tremendas, mas tem uma coisa que não é consentânea com um profissional de futebol que se preze, é egoísta, só joga para ele, apesar de me parecer que está a melhorar nesse aspecto, mas chega a parecer um maluquinho que só quer roubar a bola aos meninos para brincar sozinho....
Salomão, prevejo que este menino seja a nossa próxima coqueluche, vai ser um extremo cheio de virtudes e daqueles que rebentam as defesas e ganham jogos "sozinhos". espero não estar enganado.
Avançados:
Liedson, não vale a pena falar sobre as caracteristicas do "levezinho", parece andar triste. Mas ainda vai voltar a ser o homem que "resolve".
Postiga, está a voltar a ser o jogador que era, vai marcar muitas vezes e ser finalmente o parceiro de referencia do "nosso levezinho".
Saleiro, fraquinho mas com uma qualidade indesmentível, joga com amor ao clube e com vontade de ajudar sempre. Pena não ter aquele "killer instinct" que é fundamental e primordial nos pontas de lança.
Djaló, nem sei o que dizer deste rapaz, chega a ser um castigo penoso de cada vez que a bola lhe passa perto, é tão triste ver um jogador tão fraquinho a jogar no meu Sporting, já propus que o Prof.Moniz Pereira o aproveita-se para o atletismo, mas acho que ninguém me ouviu. Este rapaz é a antítese do que deve de ser um futebolista, tem dois pés esquerdos e joga com o direito, não sabe jogar de cabeça, não sabe jogar sem bola, não faz um passa de rotura, a única qualidade que tem é a velocidade, mas até nisso falha mais vezes do que acerta, enfim, é o que temos...
A época tem decorrido com muitos sobressaltos, com pouca dinâmica e cheia de factores desestabilizadores, mas ainda está no inicio e se para muitos estarmos a 10 pontos do líder é uma miséria, para mim estarmos a 3 pontos do 2º é motivador, não posso deixar passar aqui o facto de que se tivéssemos um GR à altura estaríamos em 2º lugar a 6 pontos do líder, (o RP tirou-nos 2 pontos contra o Nacional, ao socar para a entrada da área uma bola fácil de agarrar e mais 2 contra o Beira-Mar, com um frango de bradar aos céus) na Europa estamos muito bem e nas outras competições veremos como andaremos, mas nem tudo está tão mau assim.
Eu acredito sempre, em todas as circunstancias, por que te AMO SPORTING.
Saudações Leoninas
P.S.: O que aqui escrevo é apenas e só o que eu penso, sem me querer meter nas escolhas de quem é pago para o fazer e sem intenções nenhumas de desestabilização.

1

1 comentários:

Mikos disse...

Muito boa análise, sou de ideia diferente ao Patrício, pois acho o melhor guarda redes a jogar em Portugal e será de certeza o futuro da selecção por muitos anos.

Mas são opiniões e cada cabeça sua sentença o que é natural.

SL

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters