sábado, 25 de setembro de 2010
Caro Presidente,

Como bem sabe, tenho sempre intercedido a seu favor, mesmo em situações onde V. Ex.ª não esteve à altura do cargo que ocupa. Melhor do que eu, deve ter consciência que no decorrer de pouco mais de um ano que leva de mandato, já foram algumas, que para o caso não interessa ressalvar.
Comandar os desígnios de um clube como o nosso, não é “pêra doce”. Somos milhões de vozes, todas, ou quase todas, com uma opinião
formada sobre o momento que passamos. Umas mais sábias que outras, mas todas assentes no amor ao Sporting Clube de Portugal.
Esta grandeza que tanto nos orgulha, por vezes, também nos prejudica; também sei disso. É de conhecimento comum, que por vezes somos o nosso maior inimigo, precisamente porque somos muitos…. milhões. E agradar a milhões, não é tarefa fácil, muito menos quando não se ganha. Ora, foi tendo isto em consideração, que procurei sempre ser sensato na análise do momento do nosso clube. Foi por isso, que sempre defendi a estabilidade do seu mandato. Para que pudesse implementar as suas ideias. Com tranquilidade, como diria o agora Seleccionador Nacional.
Pela sua gestão, já passaram dois Directores Desportivos, um Team Manager (seja lá isso o que for) e três treinadores. Pode ser só impressão minha, mas parece-me demasiado para uma época inteira e cinco jornadas de outra. Isto porque, começa a ficar claro que não vamos ficar por aqui.
Estamos na 5ª jornada do Campeonato Nacional, a oito pontos do primeiro classificado. Em quinze pontos possíveis, fizemos sete, menos de metade! No último jogo, contra o rival de sempre, perdemos por 2-0 e acabamos o jogo “encostado às cordas”. No decorrer do mesmo jogo, vi por exemplo, João Pereira a marcar Luisão, num pontapé de canto ainda na 1ª parte. Vi um Matias Fernandez arrastar-se em campo, longe dos colegas mais recuados, mas que mesmo assim, voltou ao relvado para a segunda parte. Não vi Torsiglieri no onze, apesar do bom jogo que fez adaptado a lateral esquerdo contra o Lille. Da mesma forma que não vi Salomão (nem no banco de suplentes!!!)… nem Vukcevic no onze inicial, apesar das boas indicações no último jogo.
Paulo Sérgio foi uma aposta sua (ou de Costinha?). Uma aposta de risco. Que começa a dar sinais de ser uma aposta falhada. O técnico que antes levantava dúvidas, mas que mesmo assim mereceu o benefício da dúvida, está a perder margem de manobra, tal como V. Ex.ª. Prova disso, são as declarações de Rogério Alves e Ricciardi… ambos no actual Sporting, mas que não se detêm de ir amolando a faca enquanto o vêem cair. O técnico que contratámos, não foi o Paulo Sérgio que ganhou na lixeira com o Guimarães. O técnico que contratámos, foi o Paulo Sérgio que na última jornada precisava de empatar para pôr o Guimarães na UEFA e… perdeu.
Impõe-se, que V. Ex.ª faça algo. Ou pelo menos, que se explique. Se não faz intenções de emendar a mão e substituir o treinador o quanto antes, então, venha a publico explicar a estes milhões porque não o faz. Explique, porque vai continuar o Sporting com um treinador que ninguém compreende, jogadores incluídos.
Penso que isto não é complicado de se fazer. Não me parece nada do outro mundo. Como dizem os americanos: It’s not rocket science…

Ninguém lhe está a pedir para explicar coisas difíceis, como:

1-Porque razão continua o Sporting com uma avença com a Dra. Rita Figueira de mais de 100 mil euros, apesar de existirem milhares de Advogados, melhores (fazer um contrato de empréstimo como o de André Santos é difícil, da mesma forma que é difícil aconselhar pior que na emissão do famoso documento que permitiu a saída do porco anão) e, provavelmente, também mais baratos?;

2-Porque motivo não gasta o Sporting 20 ou 30 mil euros e mete no estádio, cadeiras verdes/brancas, como é a vontade de TODOS os adeptos?;

3-Porque não arranjamos maneira que tapar o fosso que TODOS detestamos?;

4-Porque gastámos nós, 6,5 milhões num jogador de rentabilidade dúbia?;

5-Porque não gastamos nós, 5 ou 6 milhões num grande treinador para compensar a falta de capacidade de investimento na equipa para ombrear com os adversários?…

Ninguém lhe está a pedir nada disto. Devíamos, mas não estamos… Apenas queremos saber qual é a NOSSA estratégia. Apenas queremos saber, se ainda é possível ficarmos piores do que já estamos. Nós, só queremos saber, se existe vida desse lado do Sporting! Até porque esse lado, o da direcção, não parece estar em sintonia com este, o dos adeptos.
Não sou a favor de V. Ex.ª, mas também não estou contra. Não tenho de o fazer. Estou a favor sim, é do Sporting, o que é diferente! E estar a favor do Sporting, é apoiar o clube, independentemente de quem o preside. É apoiar a equipa, independentemente de quem lá joga. Agora, tudo tem um limite. E esse limite, está claramente a ser ultrapassado.
Se o caro Presidente quer mesmo continuar a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, oiça os adeptos. É que os comparsas da linha Roquettista que ai o meteram, estão prontos para dai o tirar. Não tenha duvidas, a guerra está instalada e o elo mais fraco é… V. Ex.ª…. Assim que considerarem oportuno, mostram-lhe a porta da saída, para depois se apresentarem aos sócios como salvadores da pátria. E nessa altura, onde se agarra V. Ex.ª??? Aos sócios não vai ser certamente, porque estes, nessa altura já estarão virados para o futuro, na procura de uma solução, que é o que V. Ex.ª devia neste momento estar a fazer.
Caro Presidente, a solução do Sporting não está nas VMOC’s…. Não está nos Project Finance… A solução do Sporting, está nos sócios e nos adeptos. Nós é que somos a solução, porque O SPORTING SOMOS NÓS!!! A ditadura com que são conduzidas as AG do clube, não o beneficiam a si, nem nos beneficiam a nós. Beneficiam sim, as instituições que se fazem representar dentro do clube, como por exemplo o BES, através do Dr. Ricciardi.

Se quer ser o Presidente que vai “salvar” o Sporting, experimente fazer algumas das coisas que “nós” sugerimos:

1-Convoque uma Assembleia Geral Extraordinária, e oiça as nossas preocupações, para que dessa forma, possa também você, apresentar as suas soluções;

2-Mande a Dra. Rita Figueira dar uma volta ao bilhar grande e peça ao Dr. Rogério Alves, aproveitando a sua aparente actual disponibilidade, para que use do seu Sportinguismo e ajude o seu clube, aconselhando-o legalmente e de forma condizente na celebração/negociação de contratos;

3-Pegue no dinheiro que ia dar (literalmente) à Dra. Rita Figueira, e mude as cadeiras do estádio! Aquilo é O ESTÁDIO do Sporting Clube de Portugal. Não é um circo;

4-Assim que tiver oportunidade, contrate um treinador de renome. Contrate alguém competente. Mais importante que ter um “pinheiro”, é ter um “lenhador” que de facto entenda a floresta;

5-Explique-nos, em que pé está a construção do tão preciso e precioso Pavilhão… Mostre que está de facto empenhado em devolver-nos o pavilhão.

Não tenho duvidas que fazendo metade disto, muitos adeptos estarão consigo nas duras batalhas que ai se avizinham. Porque na realidade, ninguém (ou poucos) está contra si… Nós estamos mesmo é fartos de ser tratados como gado. Pior, como burros… Estamos fartos, é de não vislumbrar uma estratégia para a recuperação anímica e desportivo-financeira do clube. É isto que nos preocupa. E é por isto que vamos lutar, a seu favor, ou contra si! A escolha é de V. Ex.ª.
Tenho a certeza que V. Ex.ª entende o alcance das minhas palavras. Já não tenho tanta certeza que as leve em consideração, o que é uma pena, pois não me iria custar nada continuar a defende-lo como até à data o fiz.

Saudações Leoninas

Nelson Vicente

In "Site de apoio"
2

2 comentários:

Mikos disse...

Mais uma crónica fantástica do Nélson!
Concordo com esta crónica e tenho também os mesmos receios que aqui foram escritos.
Espero sinceramente que o Presidente JEB leia esta carta aberta e que toma decisões importantes para o clube, pois isto assim não poderá continuar!

SL

ANTIJEB disse...

Para quem nao acreditava naquilo que eu ´ha muito venho dizendo, aqui esta tudo bem clarificado sobre aquilo que eu de ha muito venho falando e pensando.
Para alguns aqui esta a explicacao do meu nick.
Apenas quero acrescentar que o PS nao tem culpa de aqui estar envolvido, porque apesar de eu nao me acreditar que ele e o treinador certo para o SCP, continuo a dizer que sem ovos nao se fazem omeletes. Nao critiquem quem quer sair para clubes ganhadores. Critiquem e quem os deixa sair.
SL.

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters