quinta-feira, 3 de junho de 2010
Terminada esta época desportiva é tempo de carregar baterias para a próxima temporada. Muitos sportinguistas acham que o plantel deve ser bastante reformulado, alterado com várias contratações e muitas saídas. Não sabemos, no entanto, quais a alterações que serão feitas e até ao momento as contratações estão em stand-by o que está a causar certa apreensão a muitos de nós que sofrem pelo clube. Antes de podermos atirar nomes para o ar, e dizer que este ou aquele devem sair ou ficar, tive a oportunidade de aceder a toda a situação contratual dos jogadores do Sporting de forma a analisar a situação individual dos mesmos. O plantel precisa de rejustamentos, isso acho que todos estamos de acordo, mas tudo tem de ser feito com cabeça e sem precipitações de forma a não se desvalorizar activos nem desperdiçar futuros negócios. A tabela abaixo mostra a situação contratual dos jogadores leoninos e foi precisamente com base nos términos desses contratos que coloquei este post para dar aquilo que em minha opinião deverá ou poderá ser feito por parte dos dirigentes.




Em primeiro lugar, há que analisar a situação dos jogadores que terminam contrato mais rapidamente. No ano de 2011, ou seja até ao final desta época que se avizinha, jogadores como Abel, Postiga, Tonel e Ricardo Baptista irão terminar contrato. Tonel julgo ser importante ficar este ano, é um jogador com raça, com espírito de luta e importante para o balneário. Renovar o seu vínculo já me parece difícil porque apesar de encarnar esse espírito que me agrada, já terá 31 anos na póxima época e julgo difícil que se possa manter na equipa do Sporting, sendo que para um central não é uma idade assim tão avançada. Será assim um caso a pensar. Já no que respeita aos restantes jogadores, nenhum deles será para renovar e por isso se fosse possível esta época vendê-los nem que fosse para render alguns euros seria uma boa solução. Abel mostrou-se um bom jogador por vezes, julgo ser um bom suplente para João Pereira mas já está há muitos anos no Sporting e penso chegar ao fim a sua ligação. Postiga tem sido um mal amado, e agora com a ascenção de Saleiro, perde cada vez mais espaço no plantel. Ricardo Baptista continua a ser um jogador que quase nunca jogou e acho que para um jovem não jogar é mau para o seu desenvolvimento, por isso sair seria a melhor opção para ele e para o Sporting.
Dos jogadores que terminam contrato em 2012, Adrien, Liedson, Saleiro, Mexer, Pedro Mendes são para ficar indiscutivelmente. Adrien e Mexer deveriam ser emprestados já os outros 3 obviamente que ficam no plantel. Por seu lado, Caneira, Vukcevic, Polga e mesmo Pedro Silva deveriam sair. Caneira esta época nem se viu, julgo ser tempo de poder sair, Vukcevic um jogador indisciplinado, apesar do seu talento gera mau balneário e, ou lhe é dada uma última oportunidade com Paulo Sérgio, ou então se surgir uma proposta razoável era bem vendido, porque dispensar também não, isso seria total estupidez. Polga sempre gostei muito dele e apesar de tudo que dizem dele, continuo a achar que é um bom central, mas já estará na altura certa de abandonar Alvalade e rumar a outro clube. O também brasileiro Pedro Silva, dada as presenças de Abel e João Pereira no plantel também poderia sair do Sporting. Nunca foi um jogador que causasse consenso nos sportinguistas e deste modo veria com bons olhos a sua saída.
Queremos um Sporting renovado, competitivo, que lute por títulos, que nos orgulhe sempre que jogue e conquiste vitórias. Com a situação contratual mais prolongada estão os restantes jogadores. Nesta parte será um pouco mais difícil de avaliar, e aqueles que irão ficar no plantel para a próxima época são nomes como Rui Patrício, Carriço, Pereirinha (deve ser emprestado), João Pereira, Matías Fernandez, Pongolle (época transacta difícil mas poderá ser bom jogador esta época), Yannick ( mal amado muitas vezes mas é da mobília e dificilmente sairá, acaba por ser um bom suplente). Agora restam nomes como Grimi, que deveria sair, ainda para mais com a provável vinda de Evaldo, Marat que após os acontecimentos protagonizados no jogo com o Atlético de Madrid gerou desconfiança nos adeptos e surgindo uma boa proposta deveria sair, senão fica e de cabeça limpa com um novo treinador. Restam dois atletas da formação e já carismáticos no clube, não é fácil as suas situações pois a época foi difícil e temo que possam ser mal vendidos, falo obviamente de Miguel Veloso e João Moutinho. Estes dois jogadores poderiam ser a chave para um investimento na equipa pois as suas vendas renderiam bom dinheiro que poderia ser investido. É no entanto uma situação complicada pois desconhece-se se existem propostas ou não e quais esses valores. Para serem mal vendidos mais vale ficarem e fazer mos uma melhor época com estes que estão, optando apenas por fazer 3 ou 4 reajustamentos com novos jogadores. A serem bem vendidos há que reforçar a equipa e prepará-la para a conquista do título, ou seja temos de investir o máximo de dinheiro possível, pois só com bons jogadores se pode ganhar! Ganhar é aquilo que todos queremos e terá de ser uma realidade em breve porque estamos a falar do Sporting Clube de Portugal, um clube histórico e que tem sempre de lutar para vencer e conquistar troféus. Força Sporting!



4

4 comentários:

Mikos disse...

Muito bom post e oportuno nesta altura da época.

Uma resalva para Rui Patricio que nessa tabela diz que o terminus do seu contrato é 2010 mas penso que é em 2013.

SL

El Crá disse...

Sim faltou-me dizer essa ressalva. Rui Patrício termina contrato em 2013. Grande vitória no Dragão hoje em juniores.

SL

Anónimo disse...

e o Mexer já está emprestado ao portimonense

Diamantino disse...

Boas:
Creio que não devemos estar preocupados porque esta direção tudo fará para que para o ano seja mais um ano de derrotas.
Que grandes contratações que já fizemos. E como é possivel com tantos cortes e não investimentos em jogadores sermos o clube que mais prejuizo deu o ano passado e estarmos quase á beira de fechar portas? Agora vamos ver se o Vilas Boas é bom ou não.
Continuo com a mesma opinião que sempre tive, com grandes contratações e bons jogadores, fazem-se equipas competitivas e enchem-se estádios e vendem-se camisolas entre outras coisas que é o que dá dinheiro ás equipas.
Um abraço a todos.
PS-Tivemos azar em colocar um presidente lampião á frente do clube.

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters