terça-feira, 18 de maio de 2010
O Pedro Barbosa não interessava ao Sporting. Não tinha conhecimentos de mercado. Não tinha influencia. Rejubilemos por ter ido embora. Depois veio o Sá Pinto. Não tinha decisão no mercado. Não tinha perfil. Foi embora… e enquanto uns rejubilavam com a sua saída com os famosos “Eu avisei”, outros lamentavam a sua saída. “Era o único com cultura de vitória” disseram em sua defesa. Agora chegou Francisco Costa, mais conhecido como Costinha. Vencedor da Taça UEFA. Vencedor da Liga dos Campeões. Vice – Campeão Europeu por Portugal. Jogador de top do Mónaco, Porto, Dínamo de Moscovo, Atalanta e Atlético de Madrid… Sportinguista. O Ministro, para os colegas. E como não podia deixar de ser, nós, como sempre, logo tratamos de preparar a sua cama. Ele é conhecido como o Ministro, mas não tem perfil. Tem uma reputação Continental, mas não tem experiencia. Tem influencia no mercado e está a procurar contratar jogadores com cultura de vitória, mas para nós, ele anda a arranjar tachos aos amigos.

Afinal, ter amigos e conhecimentos agora já é mau… o ideal é não conhecer ninguém e só dar valor às inimizades.

Assim não vamos lá… Se é verdade que a Presidência de JEB tem sido pautada por sucessivos erros, a verdade é que nós, os adeptos, não temos feito melhor, pois assim que alguma decisão é tomada, logo tratamos de a condicionar.

Peguemos no exemplo Maniche. A mais que provável contratação leonina. Ainda o homem não assinou, e já se vislumbram profetas da desgraça um pouco por todo o lado. É velho. Está gordo. Vem para o tacho. É um ex jogador do Porto… enfim, um sem numero de argumentos que seriam validos… fossemos nós de um clube adversário. Mas não somos! Somos Sportinguistas. E como Sportinguistas, temos de apoiar o nosso clube. Isso implica apoiar os jogadores e quem toma as decisões.

O Inter de Milão não achou o Lúcio velho… Vinha para o tacho, Tem mau feitio. É para a reforma, diríamos nós se fossemos Interistas… O resultado está á vista… Mourinho apostou, Moratti concretizou e os adeptos apoiaram… É assim tão complicado?

Existem vários exemplos deste tipo, e penso que não importa sequer tão pouco referir aqui os nomes de Derlei ou Pedro Mendes… porque esses, provavelmente, devem ter sido uma obra do acaso… Um pequeno milagre!

Outro milagre engraçado, é que muita gente ainda fala de Luís Duque. “Esse sim, entendia de bola.” dizem…. Fomos campeões com Luís Duque… fomos, mas o engraçado é que os reforços que ele providenciou para o Augusto Inácio foram Phill Babb do Liverpool e André Cruz do AC Milan…. Ou seja, um par de velhotes que vieram para a reforma e que nada tiveram a ver com a nossa caminhada para a glória nessa época…

Outro velhinho que veio para a reforma foi Beto Acosta…. um pobre velho que precisava de fazer uso das canadianas para se movimentar, tal como o velhinho Liedson que temos actualmente no plantel….

E assim vamos andando… felizes e contentes. Sem capacidade para degustar o insucesso e compreender porque raio somos dos três grandes, aquele que menos ganha.

Bem sei que por vezes é complicado fazer uma auto-analise… Mas existem exemplos externos que nos deviam facilitar esse processo. Veja-se o caso de Alan no Braga, ou de Saviola no clube do outro lado da estrada… Ambos jogadores apelidados por nós de pré-reformados, mas que acabaram por ser determinantes nas boas campanhas dos seus clubes.

Isto já para não falarmos da nossa Academia… Então não éramos nós que estávamos fartos de fazer as nossas equipas com base em jovens da cantera?

Fala-se que o Sporting somos nós. E eu pergunto: Onde estamos nós quando o Sporting precisa? Pior ainda, com este tipo de pensamentos e atitudes eu pergunto: Para onde caminhamos nós? Não precisará o Sporting mais de nós na derrota que na vitória? Porque não apoia o “nós” quando o Sporting perde? Porque é que o “nós” só paga cotas para votar?

O “NÓS” gosta mais de criticar do que de apoiar. O “NÓS”, acredita piamente que se gozar primeiro, já não vai ser gozado pelos outros. O “NÓS”, está perfeitamente enganado. O “NÓS” não entende que vergonha não é perder, é desistir.

O Sporting precisa de NÓS!!! Está na hora de sermos NÓS a demonstrar de uma forma cabal o que é ser Sporting. Temos de mudar as nossas mentalidades. Se o Sporting somos NÓS, então temos todos de rumar para o mesmo lado, porque o Sporting é indivisível. Só NÓS, de uma forma unida e coesa podemos ajudar o Sporting a atingir a glória! NÓS, o Sporting!

Deixemos o negativismo e a critica destrutiva para quem disso faz vida – a Comunicação Social – e para quem não tem uma vida própria para viver – os adversários – e concentremos as nossas forças em coisa positivas, ou seja, no apoio ao NOSSO Sporting.

Ricardo Quaresma ou Drenthe são apenas jogadores. O verdadeiro reforço que o Sporting precisa é do verdadeiro adepto leão. O Sporting precisa de Alvalade cheio, para ter mais força. Precisa de encher as bancadas dos adversários. Precisa de pressionar os homens do apito em casa, na rua, nos jogos fora… O Sporting precisa que o seu adepto se erga. O Sporting precisa de nós, talvez mais do que nós precisamos do Sporting. Façamos a nossa parte! Reforcemos o Sporting.

Saudações Leoninas

PS: Salema Garção já fez a sua parte, foi embora!

 por Nélson Vicente em site Sportingapoio
7

7 comentários:

Mikos disse...

Excelente crónica!
O Sporting precisa urgentemente que os Sportinguistas sintam que têm que estar unidos em torno do seu clube.
Chega de mal-dizentes, de gozos ignóbeis!!!
Vamos apoiar o Sporting do principio ao fim!

Viva o Sporting!

Anónimo disse...

Onde tens andado Nelson????
Depois de ter a internet à mais de um ano em casa, finalmente consigo ler neste blog um artigo de opinião com principio, meio e fim. Tá espectacular... Perabens
Pedro MSF

ATÉ MORRER SPORTING disse...

NÃO É SÓ DAR OS PARABÉNS É TAMBÉM REAGIR...DAR VIDA AO NOSSO GRANDE SPORTING!!!
MUITO BOM POST!!!
AGORA É CONCRETIZAR ESSE APOIO!!!
FORÇA GRANDE SPORTING!!!

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o Nelson.

Força Sporting!!!

scp4ever7

Anónimo disse...

só dois reparo, Costinha tratou bem do dossier do nosso melhor jogador (Izma)? quem foi fundamental para a epoca do Braga não terá sido o Carlos Freitas? de resto excelente cronica.
SL
PT

mitaka disse...

boas mika,obbrigado pelas boas vindas,nao encontrei o teu contacto no blog,venho por aqui pedir se pode por meu bllog na lista,farei mesmo,obrigada desde ja,e continuaçao de bons posts

Anónimo disse...

Não esquecer tb o velho Acosta

Apoia o Sporting na futsal Cup

Apoia o Sporting na futsal Cup
Sporting Sempre!

De quem é a culpa da situação actual do Sporting?

Publicidade

Pesquisar neste blogue

Dê-nos a sua opinião!

Equipamento Sporting 2010/2011

Leões que nos visitaram


Não vamos mais alimentar quem nos desrespeita!

Reforços confirmados 2010/11

André Santos (U. Leiria)
Maniche (Colónia)
Evaldo (Sp.Braga)
Marco Torsiglieri (Velez Sarsfield)
Diogo Salomão (Real Massamá)
Nuno A. Coelho (porto)
Jaime Valdés (Atalanta)
Zapater (Génova)
Tales (Inter P. Alegre)
Hildebrand (Livre)
Copyright parasempresporting 2010. Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Blog Archive

Editores e Colaboradores do Blogue

Publicidade

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Portugal.
free counters